O que é uma cervejaria cigana?

imagem_destaque

O termo “cervejaria cigana” dá a impressão de que ela é uma cervejaria mágica itinerante e, não importa quantos programas de TV mostrem essa cultura, o termo ainda é visto como pejorativo. Porém, por razões óbvias, tornou-se muito utilizado no mundo cervejeiro.

Muitos de nós sabem ao menos uma coisa sobre os ciganos: eles estão sempre em movimento. É um estilo de vida nômade, como a dos beduínos. Este é o motivo do termo ser aplicado ao universo cervejeiro. Uma cervejaria cigana não possui fábrica própria, portanto, acaba “alugando” o maquinário e o espaço de outra cervejaria para produzir seus próprios rótulos.

Parece tudo muito bom e legal, certo? Afinal, cervejarias artesanais adoram se ajudar! Só que não! Na verdade, muitas cervejarias se negam às cervejarias ciganas pois não há o comprometimento financeiro, pois essas não tiveram que investir em um só tijolo, significando, teoricamente, que podem deixar o mercado mais acirrado (e já restrito) sem contribuir para sua estabilidade.

O bom em ser uma cervejaria cigana é a maior liberdade proporcionada aos mestres cervejeiros. Sem ter os altos custos de toda a estrutura, eles podem ser mais ousados e experimentais. Não que eles não se apeguem à receitas de sucesso, mas podemos encontrar coisas muito interessantes.

Independentemente de como você encara o delicioso mercado de cervejas artesanais, não há como negar que conseguir produzir sua cerveja sem precisar gastar milhares de reais, permite aos cervejeiros potencialmente talentosos, fornecer-nos mais cerveja! O que é algo excelente!

Destaques

cervejaria-virtual-saiba-tudo-sobre-as-ipa
cervejaria-virtual-saiba-tudo-sobre-as-lagers

Último artigo